É possível superar ideações e tentativas de suicídio?

Autores

Figueiredo,Ana Elisa Bastos, Silva,Raimunda Magalhães da, Vieira,Luiza Jane Eyre Souza, Mangas,Raimunda Matilde do Nascimento, Sousa,Girliani Silva de, Freitas,Jarlideire Soares, Conte,Marta, Sougey,Everton Botelho

Um estudo sobre idosos

Este estudo apresenta uma análise qualitativa sobre como idosos que tentaram suicídio passaram a superar o desejo e o impulso de tirar a própria vida. Faz parte de uma pesquisa com 87 homens e mulheres brasileiros de 60 anos ou mais, residentes em várias regiões do país e com comportamento suicida, dos quais 20 deram pistas importantes sobre suas estratégias de enfrentamento (coping).

A análise aqui realizada se refere apenas a esses últimos. Todos foram ouvidos por meio de entrevistas semiestruturadas, que incluíam em seu escopo perguntas sobre o processo de superação das ideações e tentativas.

O foco central da análise – superação – se apoiou nos seguintes conceitos: estratégias de enfrentamento (coping), autonomia e equilíbrio emocional. E da fala dos idosos emergiram cinco núcleos de sentido que ressaltam a efetividade dos seguintes elementos, independentemente do sexo dos entrevistados: religiosidade e práticas religiosas; apoio social e familiar; suporte dos serviços de saúde; contato com animais de estimação; e retomada da autonomia para gerir a própria vida.

Este estudo pode subsidiar a prevenção primária e secundária dos comportamentos suicidas em pessoas idosas.

Tentativa de suicídio; Ideação suicida; Idoso; Superação

Leia o Artigo completo AQUI